Lembra o Scrat (esquilo da Era do Gelo)? Pois bem, conseguimos identificar algumas características dele. Tendo como principal pecado capital “AVAREZA”, que é quando o nosso coração está voltado para as COISAS e/ou para o dinheiro.
O que a Bíblia tem a dizer sobre isso: Mateus 6.19-21
Destacamos também o que são os tesouros na terra (é aquele que nos torna frios, que deixa Jesus de fora, que nos cega). E os tesouros no céu (que é a verdadeira riqueza e que não consta de bens materiais, daquilo que se acumula na terra, mas de valores espirituais acumulados durante nossa vida de fé).
Não estamos dizendo que o R$ não é bom, mas se ele te afastar de Deus e ocupar o lugar de Dele, será a pior coisa do mundo.
Mas, o que seria nesse contexto aqui o “vento”, “corrida” e o “esquilo da era do gelo”?
Salomão falou há muitos anos que correr atrás do vento era tolice. Primeiro, vamos observar este versículo:
“Tenho visto tudo o que é feito debaixo do sol; tudo é inútil, é correr atrás do vento!”. Eclesiastes 1:14
“Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol”. Eclesiastes 2:11
O livro de Eclesiastes revela a conclusão da busca incansável de Salomão pelas coisas desta vida (terrenas). Alguma semelhança com o Scrat?
O cara tinha muitas riquezas, era super sábio, tinha um mega reino, enfim um homem “completo”. Mas, mesmo tendo tudo ele dizia que “tudo era inútil/vaidade e era correr atrás do vento”. Se você ler o livro de Eclesiastes, verá o quanto ele estava sem boas perspectivas na vida. Desesperado, o rei de Israel buscou várias metas sem importância e uma vã tentativa de se satisfazer. Salomão já havia atingindo um alto nível de sucesso, mas ainda se sentia vazio.
O conselho dele nos alerta de que não precisamos perder o nosso tempo, se encantando com as coisas que existem “debaixo do sol”. E que passamos a vida buscando a aprovação das pessoas e esquecemos que quem deve nos aprovar é Deus.
Mais qual tem sido nossa prioridade?
1. O que ocupa o seu tempo? (Efésios 5)
15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios.
15 Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios.
Mas como é viver de forma sábia? A resposta é: resgatar meu tempo!
O mundo está consumindo nosso tempo. Você terá que trabalhar de manhã até tarde da noite. E terá muitos coisas para fazer, como: ir academia, curso de inglês, faculdade, futebol... Compromissos e mais compromissos. E este estilo de vida nos pressiona e acaba nos afastando de Deus. E será que temos tentado separar um tempo para agradecer a Deus por tudo que tem feito?
2. O que ocupa sua mente?
17 Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
17 Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
Aquele que não busca compreender a vontade de Deus é um insensato, ou seja, alguém que não tem sabedoria. Mais como eu poderia usar meu tempo com sabedoria? Paulo responde: “procurem compreender qual é a vontade do Senhor”. O que Ele espera de mim? Como posso agradá-lO? Por isso devemos compreender a vontade de Deus e tentar pensar como Deus pensa.
3. O que tem controlado a sua vida?
- Seus amigos, seu trabalho,seu namoro, casamento, vícios, a vida louca? Ou o que? Ao invés disso, devemos nos deixar controlar pelo Espírito de Deus. Quando essas coisas nos controla, somos conduzidos a pecar, e quando o Espírito nos domina, somos conduzidos para longe do pecado.
Se o que fazemos não glorifica a Deus, é vaidade/inútil. É correr atrás do vento. E essa definição é muito própria, porque nós sempre estamos correndo atrás por algo que nunca estamos satisfeitos. Ex: carro do ano, celulares da moda... As coisas do mundo sempre sofrerão mutações. Porque ficam velhas, e ai nós saímos como loucos correndo atrás de coisas novas.
As coisas de Deus são estáveis. Permanecem, duram para sempre. São eternas
Salomão nos questiona, por passarmos a vida buscando e valorizando o que não temos. E por muitas vezes perdemos a capacidade de valorizar o que possuímos, e passamos a vida toda correndo atrás do vento. Como nosso amiguinho Scrat, ele passa o filme todo correndo atrás daquela noz, ou seja, fazendo suas próprias vontades, olhando seu próprio umbigo. Correndo atrás de algo para satisfazer seus desejos e com certeza perdendo seu tempo por algo inútil. E é assim que temos feito e agido. Estamos como cachorros...correndo atrás do rabo.
Em vez de gastarmos nossas energias "atrás do vento" poderíamos utilizar a mesma energia buscando a presença do Senhor em nossas vidas tendo fome e sede Dele.
“Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.” (Salmos 42:1)
É tempo de ver como nós estamos e nos reavaliar. E lembrem-se: as coisas divinas são imutáveis (elas não mudam).
CONCLUSÃO
Muitos de nós podemos passar por isso que Salomão passou. Talvez você pense que pensar só em vc é investimento, não olhar para o lado é vantajoso, viver de aparências e ter muito dinheiro pode acabar com todos os seus problemas... Nem sempre é verdade. A gente pode viver ganhando e gastando, e ainda assim ter um certo vazio. E uma coisa é certa... Jesus é do tamanho exato do vazio do seu coração. E ficar correndo atrás do vento...atrás de coisas que não edificará sua vida pode ser perda de tempo.
Isso nos deixa contra a parede, pois: quais as perspectivas que tenho sobre a minha vida? Cuidado com as coisas passageiras...com aquilo que irá beneficiar somente vc. São passageiras suas vaidades e correr atrás do vento? Ou são eternas, com um propósito divino, que preenche, verdadeiramente, aquele vazio? Pense nisso: a sua vida não foi feita pra não ter sentido algum, aliás, um dia, foi pago um preço muito caro por você.
“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”. Provérbios 4:23
Thays Gimenes - 26/02/11 Jovens.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário